A importância do pagamento pontual da taxa de condomínio.

 

 

 

A Villa Imóveis, na qualidade de administradora de condomínio, vem sendo, diariamente, questionada sobre a possibilidade de redução da taxa de condomínio nessa pandemia.

 

É importante o condômino ter conhecimento de que o condomínio não visa lucro. A cota condominial é um rateio de despesas.

 

Levando-se em conta a pandemia por qual estamos passando, a nossa casa é o lugar onde estamos mais seguros nos dias de hoje. Dessa forma, não podemos colocar o orçamento do condomínio em jogo, sob pena de prejuízos imensos ao condomínio.

 

Mesmo diante da crise econômica pelo qual estamos e vamos enfrentar ao longo deste ano por conta da pandemia, a taxa condominial está entre as contas que não se deve deixar de honrar, exatamente pelo fato de estarmos mais em casa e, com isso, utilizando mais água e gás, que estão inseridos em muitas taxas de condomínio.

 

Ainda temos que pensar que os moradores do edifício utilizarão mais os elevadores, aumentando o consumo de energia da área comum.

 

Mas não é só isso.

 

Quando estamos em casa, produzimos mais lixo e este é conduzido para a rua pelos funcionários do condomínio, aumentando, dessa forma, o trabalho deles.

 

Ainda temos que relatar que a limpeza da área comum foi intensificada, necessitando de mais higienização de todo o espaço de uso coletivo, a fim de evitar a propagação do vírus. E esse trabalho também é feito pelos funcionários.

 

Os funcionários precisam receber os salários em dia.

 

A taxa de condomínio paga mensalmente pelos condôminos engloba o consumo de água e gás de todas as unidades, bem como o consumo de água e energia elétrica da área comum. Acrescente os salários dos funcionários e o material de limpeza das áreas comuns. Some as mensalidades das manutenções obrigatórias mensais. Só por esses gastos já dá para ter uma noção de que as despesas do condomínio irão aumentar nessa pandemia.

 

É importante mencionar, também, que devemos contar com aumento de inadimplência daqueles condôminos que foram muito afetados pela crise econômica em decorrência da pandemia. Eles não pagarão o condomínio, diminuindo, ainda mais, o caixa do condomínio.

 

A Villa Imóveis tem sido questionada por condôminos sobre a possibilidade de redução da carga horária ou suspensão do contrato de trabalho de funcionários. Embora o Governo tenha emitido as Medidas Provisórias 927/2020 e 936/2020, que contemplam essas possibilidades, a adoção dessas alternativas deve ser avaliada com cautela, porque, como já enfatizado, nessa pandemia, o serviço dos funcionários do condomínio acabaram aumentando consideravelmente, visando a saúde e o bem-estar de todos os moradores do condomínio.

 

Mas não é só esse questionamento que vem recebendo. Mais um deles é sobre a utilização do fundo de reserva para pagamento das despesas condominiais durante a pandemia. Ora, o fundo de reserva serve para situações emergenciais e sempre deve ser reposto ao ser utilizado. Para a utilização do mesmo, deve-se recorrer a assembleia. E esta é inviável durante a pandemia, eis que causa aglomeração de pessoas. Ainda insta informar que recorrer do fundo de reserva neste momento, é aumentar a taxa de condomínio em breve. E ainda correr o risco dele se esgotar e não haver como honrar com as despesas básicas do condomínio.

 

E então, como reduzir a taxa de condomínio se esta é calculada com base no rateio de despesas?

 

Entendeu como a “conta não fecha”?

 

Por essas e outras razões que a taxa de condomínio não pode ser reduzida, devendo o condômino honrar, mensalmente, com o pagamento da taxa de condomínio aprovada em assembleia, no intuito de não causar instabilidade financeira em seu condomínio.

 

Seguimos fortes e torcendo por dias melhores.

 

Villa Imóveis